Câmara Municipal de Bonfinópolis de Minas/MG promove eventos em apoio à Campanha de Eliminação da Violência contra as Mulheres.

por Pedro Victor Palma Borba da Silva publicado 27/11/2024 16h52, última modificação 27/11/2024 16h52
Câmara Municipal de Bonfinópolis de Minas/MG promove eventos em apoio à Campanha de Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Palestra em apoio da Eliminação da Violência contra as Mulheres.

Em apoio à campanha pelo "Fim da Violência contra as Mulheres", a Câmara Municipal de Bonfinópolis de Minas/MG, realiza nesta semana várias atividades que buscam não só conscientizar a sociedade sobre o problema, como fortalecer as políticas públicas sobre os direitos da população feminina.

Conforme dados da ONU, todos os dias, 140 mulheres e meninas são mortas por seus parceiros íntimos ou familiares, o equivalente a uma a cada 10 minutos.

O dado representa 60% dos 85 mil assassinatos intencionais sofridos pela população feminina no ano passado, levantamento aponta que feminicídio transcende fronteiras, condições socioeconômicas e grupos etários.

No dia 25 de novembro, o Auditório Ver. Cóchrane José Cândido recepcionou a Assistente Social, Sra. Rosângela Rodrigues de Oliveira, que ministrou uma palestra sobre violência contra a mulher.

O evento foi promovido pela Câmara Municipal e contou com a presença do então Vereador Presidente Pedro César, dos Vereadores Cíntia da Saúde, Marcos Brandão, Nem Contador e Zé Lúcio. Além das autoridades, dezenas de pessoas acompanharam a palestra, dentre elas, os servidores do Poder Legislativo Municipal.

A campanha pelo "Fim da Violência contra as Mulheres" é realizada anualmente pela ONU com apoio da ONU Mulheres e de entidades da sociedade civil.

Tradicionalmente, é conhecida como “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” (de 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher - a 10 de dezembro – proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos).

Entretanto, no Brasil a campanha tem início no dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, pela interseccionalidade entre raça e gênero.

O encontro foi encerrado com um momento interativo entre os participantes e em seguida realizou-se uma foto oficial junto ao painel que destacava a seguinte frase: "Não tem desculpa para Violência contra as Mulheres".