Plenária Municipal do Parlamento Jovem de Minas 2024.
Os alunos reuniram-se para discutir e votar as propostas elaboradas por eles, sobre o Tema “Melhorias do Ensino Escolar”, propostas estas divididas em 3 eixos temáticos.
Subtema 1: Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem, que tem por objetivo identificar aspectos relacionados ao ambiente físico e às relações que acontecem na escola e seus impactos para a qualidade do ensino.
Subtema 2: Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades, que tem por objetivo identificar aspectos relacionados à melhoria da prática pedagógica para o sucesso do percurso escolar, bem como às contribuições da educação para a redução das desigualdades.
Subtema 3: Fortalecimento da gestão democrática, que tem por objetivo desenvolver conhecimento e competências para a reflexão sobre a gestão democrática na educação e incentivar a participação dos alunos nas práticas de organização e gestão das escolas.
ORDEM DO DIA
Subtema 01: "Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem".
- Foram apresentadas um total de 03 propostas, tendo sido aprovada a proposta a seguir: "Oferta, pela Superintendência de Ensino, de benfeitorias pedagógicas às três escolas com as melhores médias em Minas Gerais".
Subtema 02: "Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais".
- Foram apresentadas um total de 03 propostas, tendo sido aprovada a proposta a seguir: "Criação, por parte do Governo Estadual, de um fundo específico para a manutenção e modernização das escolas públicas, incluindo a melhoria da infraestrutura física e a aquisição de equipamentos tecnológicos e outros materiais necessários para o desenvolvimento de atividades pedagógicas".
Subtema 03: "Fortalecimento da gestão democrática".
- Foram apresentadas um total de 02 propostas, tendo sido aprovada a proposta a seguir: "Promoção de meios para fortalecimento de grêmios estudantis, colegiado escolar, associações de pais e mestres, buscando um processo participativo de tomada de decisões das escolas".
Tema sugestivo para próxima edição: Controle ao desperdício alimentar e combate à fome.